
Mais de cinco milhões de eleitores podem ter o título eleitoral cancelado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são pessoas que deixaram de votar e também não justificaram a ausência às urnas nas três últimas eleições.
O prazo para regularização é até a próxima segunda-feira (19/5). E quem não estiver com o título em dia não consegue votar, tirar aporte, F ou assumir um cargo público, por exemplo.
Só no estado do Rio de Janeiro, mais de 400 mil pessoas estão nesta situação, conforme o último levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Para saber se tem alguma pendência, o eleitor deve ar o Autoatendimento Eleitoral no site do TRE da sua região ou no aplicativo e-Titulo e fazer o pagamento dos débitos existentes.
Também é possível comparecer ao cartório eleitoral apresentando um documento oficial com foto e, caso tenha, o título eleitoral ou e-Título, comprovantes de votação ou de justificativas eleitorais e, se for o caso, comprovante de pagamento de multa ou de dispensa de recolhimento.
Fonte: Agência Brasil