MPMG recebe denúncia da OAB-MG sobre golpe cibernético do falso advogado

Aranãs FM

Um novo tipo de crime cibernético vem afligindo advogados mineiros e seus clientes: o golpe do falso advogado. Por meio dessa fraude, criminosos se am por profissionais do Direito para pedir dinheiro a pessoas que são parte de ações judiciais.  

De acordo com o presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, na abordagem às vítimas, os golpistas usam fotos e dados de advogados, além de informações contidas nos processos judiciais em que os profissionais atuam. 

Nas mensagens enviadas pelo WhatsApp ou por e-mails, os criminosos assumem indevidamente a identidade do profissional ou informam que trabalham com ele no mesmo escritório.  

Em seguida, inventam alguma uma história para tentar extorquir as vítimas: dizem que precisam de adiantamento em dinheiro para pagamento de custas processuais, para liberação de documentos, de valores de indenização ou outra desculpa que pode parecer verdadeira. Muitas vezes, os golpistas chegam a enviar cópia da ação judicial ou informações precisas a respeito do caso.  

Assim que perceber que a abordagem se trata de um golpe, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia. É importante fazer prints da conversa e fornecer à Polícia Civil todas as informações de que disp, como número de pix, horários ou qualquer outra pista para rastrear o criminoso. 

No caso dos advogados, além do boletim de ocorrência, também é necessário informar clientes, contatos, a OAB e entidades como sindicatos, associações, entre outras, sobre o golpe. O aviso deve ser feito por todos os meios de comunicação possíveis, como alerta nas redes sociais, no WhatsApp, no e-mail.

 

Fonte: MPMG

Deixe seu comentário:

Next Post

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e se estendem até 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de […]
error: Conteúdo protegido!!